presença digital growth mentoring
01.jan.25 | Por: ABIH-SC

A importância de avaliar sua presença digital para crescer em 2025

Com o início de 2025, é hora de refletir sobre sua presença digital e traçar estratégias para o crescimento ao longo do ano. No cenário digital competitivo atual, onde cada clique importa, entender onde você está é o primeiro passo para alcançar onde deseja chegar.

Mas você deve estar se perguntando: Por que devo avaliar minha presença digital se tenho uma conta no Instagram, Facebook, um perfil no LinkedIn e posto com frequência?
Ter e fazer tudo isso não significa que você tem uma presença digital de sucesso. Gosto muito da frase: “Tem muita gente produtiva, produzindo coisas que não levam a lugar nenhum” e, se você acredita que faz, faz, faz e não tem resultados, esse artigo é justamente para você.

A presença digital é como a fundação de uma casa. Sem uma base sólida, as construções podem desabar. Avaliar sua presença online permite identificar suas forças, fraquezas e oportunidades. Esse processo inclui:

-Diagnosticar suas ferramentas e plataformas.
-Analisar sua audiência e concorrência.
-Revisar a otimização do seu site e redes sociais.

Passos para Avaliar e Traçar um Plano de Crescimento

Use Ferramentas de Diagnóstico: Ferramentas como Google Analytics e Google Search Console são indispensáveis para entender o desempenho de seu site, identificar páginas de alto impacto e descobrir como os visitantes estão interagindo com seu conteúdo. O mesmo vale para Pixel do Facebook, dentro do gerenciador Meta e Insigths do LinkedIn. Cada plataforma tem um analytics que permite ver o que está gerando resultado.

Se possível, crie um e-mail e centralize todos os canais de comunicação nesse e-mail. Quando você concentra as forças em um local e conecta tudo, você aumenta seu poder. Use esse e–mail para suas redes, especialmente as ferramentas Google (Google Search Console, Google Analytics, Google Meu Negócio, Google ADS,…). E lembre-se que, apesar do Google ser a preferência como mecanismo de busca, temos o Bing, o Yahoo, e tantos outros. Então lembre-se de otimizar sua presença neles também.

Estude Seus Canais: Quais redes sociais geram mais engajamento? Seu público está mais ativo no Instagram, LinkedIn ou outro canal? Direcione esforços para onde há maior retorno. Se tiver que escolher uma plataforma para criar um perfil ou melhorar a visibilidade, comece pelo Google Meu Negócio. Ele é

Analise a Concorrência: Descubra como seus concorrentes se posicionam online. Use plataformas como Semrush para avaliar as estratégias de anúncios e palavras-chave que eles estão utilizando. Se preferir, use as ferramentas para pesquisas perfis que você admira, assim também pode se inspirar.

Otimize Seu Conteúdo: Não adianta criar conteúdo sem relevância. Invista em estratégias de SEO, criando conteúdos úteis, bem-otimizados e que engajem sua audiência. Está cada vez mais caro captar leads através de anúncios. Quanto mais você conhecer as estratégias de vendas de forma orgânica, melhor.

Defina Metas e KPIs: Crescer no digital requer objetivos claros. Determine indicadores-chave de desempenho (KPIs), como aumento de visitas, conversões ou engajamento.

O sucesso no digital em 2025 começa agora, com uma análise crítica de onde você está e para onde quer ir. As oportunidades estão à sua frente, e o que determinará seu sucesso é a clareza das suas ações e a consistência na execução.

Lembre-se sempre da frase de Paulo Vieira: “Tem poder quem age, mais poder ainda quem age certo, e superpoderes quem age certo, na velocidade certa”! Vamos juntos traçar essa jornada de crescimento.

Pronto para começar? Compartilhe suas dúvidas e desafios!

*Este artigo foi escrito por

Vânia Monteiro, jornalista, mentora de negócios e Growth Hacker. Criadora do Método Foca no Topo.

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