O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, foi palco da abertura da 51ª edição ABAV Expo, que reuniu autoridades e personalidades do trade de todo Brasil e exterior.
A ABAV Expo 2024, um dos maiores eventos de turismo da América Latina, foi oficialmente aberta no dia 25 de setembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Esta é a 51ª edição da feira, que marca o retorno da capital federal como sede após 22 anos. O evento atraiu um público de 22 mil inscritos, entre expositores, profissionais do setor e visitantes de todo o Brasil e do mundo.
A feira, que ocorre até 28 de setembro, conta com 183 estandes, representando mais de 1.500 marcas de destinos nacionais e internacionais. O espaço também abriga 36 empresas operadoras e 60 compradores internacionais, consolidando a ABAV Expo como um ponto de encontro estratégico para geração de negócios e promoção do turismo.
A abertura contou com a presença de figuras importantes do trade turístico, como a presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros, que destacou a relevância do setor, que representa 8% do PIB brasileiro, e reforçou a necessidade de políticas públicas que incentivem o investimento em turismo. Também participaram o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, que enfatizaram o crescimento da malha aérea e os recordes de arrecadação com turistas internacionais, conforme citado na matéria do Panrotas.
Entre os destaques da edição, está o Desafio ABAV, uma iniciativa de gamificação que promove interações entre expositores e visitantes, incentivando o networking através de jogos e recompensas. Outra novidade é a abertura ao público no dia 28 de setembro, permitindo que consumidores conheçam de perto produtos e destinos turísticos, com ingressos solidários revertidos para o Médicos Sem Fronteiras.
A feira também reforça a importância da colaboração entre entidades do setor. O depoimento do presidente da ABIH-DF, Henrique Severien para a Revista Hotéis, destacou o impacto econômico que o evento traz para a capital, projetando uma movimentação financeira significativa, beneficiando hotéis, restaurantes e o comércio local. Além disso, ele afirma que o evento ajuda a posicionar Brasília como um polo de turismo. “Estamos apenas começando a desvendar todo potencial que Brasília possui”.