Sistema fotovoltaico Grupo Khronos

Sistema Fotovoltaico: Como a hotelaria pode se beneficiar

Empresas e pessoas estão investindo cada vez mais nesta fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável

Unir o útil ao agradável é indispensável em qualquer situação e isso não é diferente quando estamos falando de benefícios para nossas residências ou empresas. Então, você já pensou que maravilha ter em um único projeto itens como sustentabilidade, tecnologia e economia? Estamos falando da Energia Fotovoltaica, um sistema produzido a partir do calor e da luz solar. Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.

Tecnicamente falando, o funcionamento do Sistema Fotovoltaico é baseado no fenômeno que ocorre durante a colisão das partículas de luz solar com os átomos de silício presentes no painel solar, dessa forma gerando um deslocamento dos elétrons que cria uma corrente elétrica continua.  Sendo assim, o inversor solar converte a energia solar para as residências ou empresas, e essa energia será utilizada por utensílios e equipamentos elétricos. Sabe qual o grande diferencial? Todo o excesso de energia vai para a rede da distribuidora, que vai gerando créditos para serem utilizados ao longo de cinco anos.

Assim sendo, quanto maior a quantidade de painéis fotovoltaicos instalados, menor será a necessidade de grandes centrais geradoras, tornando cada vez mais benéfico o uso da energia solar, não apenas para as pessoas que estão investindo neste tipo de equipamento, mas para toda comunidades em que estão inseridas.

Benefícios para a hotelaria

Já imaginou os benefícios para a rede hoteleira neste momento de pandemia? O investimento realizado vai gerando mais energia do que o consumo, desta forma, durante a alta temporada, o empreendimento fica com o crédito, fazendo com que os custos não sejam tão altas. Além disso, a utilização de unidades geradoras reduz a possibilidade de quedas, visto que a demanda de energia será menor por parte da unidade geradora.

Uma dúvida que muitas vezes acaba confundindo as pessoas leigas no assunto é a diferença de painel solar térmico e painel solar fotovoltaico. Resumidamente, o coletor térmico tem a função de aquecimento, já o sistema fotovoltaico converte a energia proveniente dos raios solares em eletricidade.

A Khronos Distribuidora, além de atuar no segmento fotovoltaico, cuja essência é a sustentabilidade, têm as melhores soluções residenciais, comerciais e industriais para este sistema de energia. Trabalha com o que há de melhor em equipamentos no mercado mundial, possui um estoque amplo para possíveis reparos, suporte em todas as etapas, preço altamente competitivo, e o cliente ainda conta com uma rede de instaladores aptos e treinados para garantir a melhor instalação, limpeza, manutenção e conservação em qualquer estado do Brasil.

Solução e benefícios para residências

Importante salientar que a energia fotovoltaica é modular e acessível para todos, se adaptando às necessidades do consumidor. É um sistema que pode ser instalado tanto em uma casa composta por saunas, piscina, ar condicionado, assim como em uma pequena residência com sala, cozinha, quarto e banheiro, sem muitos eletrodomésticos.  

No caso do consumidor final, um grande diferencial do Grupo Khronos são as linhas de financiamento com bancos parceiros. “É feito o projeto e também uma consultoria personalizada até a aprovação do financiamento, permitindo que o cliente comece a ter benefícios, sem a necessidade de descapitalização momentânea”, afirma Bernardo Hickel. Segundo o especialista, o financiamento pode ser realizado em até 120 meses – dependendo de cada perfil e projeto – ajustando a conta de luz do cliente na mesma ordem de grandeza da parcela do valor financiado. “Ao optar pela instalação desse sistema o cliente estará transferindo gastos de energia elétrica para um investimento que, depois de pago, irá gerar grande economia”, complementa Bernardo.

Case FURB – Universidade de Blumenau

 Em fevereiro de 2020 a Khronos Comercial venceu a licitação para instalação do sistema fotovoltaico na FURB, como parte do Programa de Eficiência Energética da Celesc – PEE Celesc 13/2017. Mas, devido ao confinamento imposto pela pandemia, as atividades foram suspensas. O retorno ocorreu em outubro com a conclusão da obra no início de dezembro. Agora, o projeto que teve como empresa responsável por toda parte de instalação, treinamento e certificação do sistema o Grupo Khronos, aguarda a vistoria da CELESC para entrar em operação.

O Sistema Fotovoltaico instalado na cobertura do prédio do Bloco G, no campus 2 da FURB – Universidade de Blumenau – conta com 150 módulos de 340 Wp cada, totalizando 51kWp de potência instalada. São utilizados 2 inversores de 30KW cada para o processamento da energia injetada na rede da edificação. A expectativa de geração do sistema Fotovoltaico é de 57.500 kWh/ano. Popularmente falando, o Projeto FURB vai gerar, no ano, energia equivalente ao consumo de 30 casas populares.

Sobre a manutenção desses equipamentos, Bernado Hickel explica que é praticamente zero. “Os produtos utilizados são de altíssima qualidade. É claro que ao longo do tempo os equipamentos vão perdendo sua capacidade, mas a vida útil ainda é indeterminada, já que os primeiros módulos instalados há 25 anos, ainda estão em pleno funcionamento. Quanto a garantia de defeito do módulo, o tempo é de 10anos”, explica Bernando.

Quer saber mais sobre este e muitos outros projetos do Grupo Khronos? Acesse www.grupokhronos.com.br