Santur retoma reuniões do Grupo de Trabalho de Turismo Cervejeiro

Representantes do turismo cervejeiro de Santa Catarina participaram na tarde da quarta-feira, 23, de uma reunião de alinhamento com a Santur. O encontro faz parte de uma série de reuniões promovidas pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) para a estruturação dos diferentes segmentos, por meio dos Grupos de Trabalho de Turismo (GTTs).

A presidente da Santur, Flavia Didomenico, abriu a reunião afirmando que os segmentos turísticos são de extrema relevância para a economia do Estado. “Sabemos da importância da representatividade de todos os setores da sociedade. Precisamos ouvir os grupos para ajudar na definição das ações de políticas públicas e de promoção a serem tomadas. Nosso papel é fomentar o turismo como ferramenta de desenvolvimento econômico e o turismo cervejeiro é um segmento estratégico para isso”, destacou Didomenico.

O intuito do grupo é a criação de planos e estratégias para o fortalecimento desse segmento turístico, criando políticas públicas e frentes de trabalho para promoção e sensibilização do trade em todo o Estado. Por esse motivo, a Santur está buscando ouvir as demandas de cada segmento, dando apoio para que cada um possa se desenvolver, conforme suas especificidades.

O GT Cervejeiro já dispõe de um planejamento estratégico, elaborado com apoio da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Fampesc).

Atualmente, SC conta com mais de 100 cervejarias em todas as regiões do Estado, sendo o segundo em densidade de cervejarias por habitante, de acordo com a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva). Pela qualidade das cervejas catarinenses, comprovada por centenas de prêmios nacionais e internacionais e por sua tradição, o Estado hoje é referência em cerveja artesanal no Brasil e no mundo.

Participaram do encontro representantes da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Fampesc), da Cooperativa Cervejeira Sul-Brasileira (Cocersul) e de outras oito cervejarias do Estado, além da gerência de Produtos e Serviços e de Políticas Públicas da Santur.

Fonte: Santur