Santur inicia debate para flexibilizar calendário escolar e ampliar fluxo turístico

A flexibilização do calendário escolar do Estado para promover o turismo regional foi tema de uma reunião entre a Santur e a Secretaria de Educação (SED), realizada nesta quinta-feira, 04, em Florianópolis.

Em conversa inicial, a presidente Flavia Didomenico abordou a importância de promover políticas públicas integradas entre os órgãos para favorecer a movimentação turística dentro do Estado: “A ideia é incentivar as famílias do Estado a viajarem em outros períodos, de modo a potencializar o turismo regional”, defende Flavia. A proposta surgiu em reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), composto por gestores de sete estados das duas regiões do país. O estado de São Paulo recentemente reorganizou o calendário escolar, por meio do programa “Mais férias”.

O secretário Natalino Uggioni destacou a importância de realizar um encontro futuro com instituições representativas do Turismo e da Educação dos municípios para alinhar a proposta e avaliar dados que mostrem o impacto positivo de uma possível ação nessa área.

Outro tema tratado foi a realização de um trabalho integrado para inserir a temática do turismo nas escolas públicas, de modo a capacitar professores para que o assunto possa ser abordado de forma transversal em diversas disciplinas. Nova reunião deve ser agendada para aprofundar a discussão.

Além dos gestores de ambos os órgãos, participaram da reunião a diretora de Gestão da Rede Escolar, Isabela Fornari Muller, o diretor de Políticas e Planejamento Educacional, Altir de Mello Neto, o diretor de Planejamento Turístico, Mané Ferrari e a gerente de políticas públicas do Turismo, Ana Paula Schveitzer.

 

Fonte: Santur