Reunião técnica avalia obras de acesso ao novo aeroporto de Florianópolis

Reunião técnica avalia obras de acesso ao novo aeroporto de Florianópolis

Reunião técnica avalia obras de acesso ao novo aeroporto de Florianópolis

Reunião técnica avalia obras de acesso ao novo aeroporto de Florianópolis

 

O conjunto de obras em execução no novo acesso ao Terminal Aeroportuário de Florianópolis, com investimentos previstos de R$ 229,1 milhões pelo Governo do Estado foi detalhado em uma reunião técnica com a participação do governador Eduardo Pinho Moreira, na tarde desta quarta-feira, 28, em Florianópolis. O avanço do cronograma, dividido em quatro lotes, foi apresentado pelo secretário de Estado de Infraestrutura, Paulo França, aos representantes de todos os órgãos envolvidos na execução da obra, entre eles, o as empresas construtoras e supervisoras, Fatma, IcmBio, Polícia Militar Rodoviária, Anac, SAC, e Presidência da República, por meio do setor que acompanha os projetos executados em parceria com a iniciativa privada, além do grupo suíço que vai construir o novo terminal em Florianópolis.

Eduardo Pinho Moreira enfatizou que o novo acesso do terminal aeroportuário de Florianópolis é uma das obras prioritárias do Governo. Moreira informou que os recursos para a conclusão do acesso virão do financiamento do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). Santa Catarina está autorizado a contratar R$ 723 milhões para executar investimentos estruturantes.

ACELERAR O RITMO
“Esta é uma obra fundamental para o desenvolvimento econômico e turístico do Estado, vamos acelerar o ritmo de trabalho para entregar o acesso pronto dentro do prazo previsto”. O Governo do Estado prevê que a obra esteja concluída em julho de 2019, quando a Floripa Airport também deverá ter finalizado o novo terminal. Tobias Markert, CEO da empresa afirmou que o prazo junto à Anac para a entrega da obra é outubro do ano que vem.

O governador Eduardo Pinho Moreira reforçou que a obra é uma prioridade de Santa Catarina, terá os recursos garantidos e respondeu que, se for necessário, o trabalho será realizado de forma ininterrupta. “Seremos rigorosos e vamos cumprir com o nosso compromisso”, garantiu Moreira.

LIBERAÇÃO DO PRIMEIRO TRECHO
Com 96% da obra executados, o Governo do Estado pretende liberar em breve o primeiro trecho do acesso ao Sul da Ilha, que vai do Rio Fazendinha à entrada do novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis.

Para concluir este trecho, faltam pintura das pistas, sinalização e acabamentos. Além de melhorar a mobilidade na região, a abertura do acesso vai facilitar o transporte de materiais para a construção do novo terminal do aeroporto.

A OBRA EM LOTES
Lote 01-A

Começa na interseção da SC-405 (Trevo da Seta) e vai até o acesso ao Bairro Carianos (Estádio da Ressacada). A obra avança no que se refere à pavimentação, ciclovias, calçadas e sinalização. Falta desapropriar alguns terrenos.

O lote 01-A está em plena execução: 90,10% da terraplenagem e 88,40% da pavimentação. Entre a nova ponte do Rio Tavares até a intercessão de acesso ao Bairro Carianos já foram concluídos os serviços referente à primeira camada de capa asfáltica. No momento, estão em execução os serviços de drenagem e as obras complementares.

Lote 01-B

O desafio final para a entrega completa da obra é o chamado Lote 01-B, que liga os dois trechos atualmente em execução, do Viaduto Carianos até o Rio Fazendinha. A obra está sendo licitada depois de receber a licença do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com condicionantes apresentadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

 

Fonte:FloripAmanhã