18.mar.21 | Por: ABIH-SC

Reunião da Diretoria Executiva 18.03.21

Na manhã desta quinta-feira (18/03) a diretoria executiva da ABIH-SC, liderada pelo seu diretor-presidente Rui Schürmann, esteve reunida, de forma online, para deliberar sobre diversos assuntos, entre eles o financeiro da Entidade, definições e pendências do Encatho & Exprotel e, uma ampla discussão sobre as ações que a entidade irá realizar nos próximos dias e meses para apoiar e auxiliar o hoteleiro catarinense no enfrentamento à Covid-19.

reunião da diretoria executiva da ABIH-SC

Rui Schürmann iniciou a reunião abrindo espaço para que os diretores regionais pudessem apresentar suas dificuldades e também suas propostas para que a entidade possa desenvolver através de suas diretorias de marketing, comercial, jurídica e administrativa.

O que se pode constatar é que, apesar do litoral estar sofrendo muito com os índices da taxa de ocupação, os empresário do Grande Oeste e da Fronteira que dependem, em grande parte, do turismo de negócios, estão em situação ainda pior.

O diretor regional do Caminhos da Fronteira e Vale das águas, Allan Edgard Kreutz, fala sobre o novo fechamento da fronteira e as expectativas para os próximos dias já que o pouco movimento que havia pode reduzir ainda mais em virtude dos novos decretos.

Já Carlos Roberto Klaus, diretor regional do Grande Oeste, fala da falta de eventos, da circulação dos representantes comerciais e, por consequência, das baixíssimas taxas de ocupação. O hoteleiro trouxe a importância da entidade agir rápido e lutar de forma a reduzir impostos e prorrogar os prazos já que da maneira como estão as receitas, está impossível manter todos os pagamentos em dia.

Todos os diretores e diretoras presentes na reunião se manifestaram sobre o tema, dando seus depoimentos enquanto empresários do setor, e elencando as principais ações.

Josiane Castilhos, administrativo da ABIH-SC também lembrou as ações realizadas em vídeo com o ex-presidente Osmar José Vailatti que obtiveram grande apoio dos empresários do setor e reforçou o compromisso da entidade na luta pela hotelaria.

Ao retornar a pauta, Juliana Castro apresentou a planilha financeira da entidade e o fluxo de caixa evidenciando também a situação financeira, reflexo do momento que vive o setor. As negociações estão sendo realizada e um novo plano comercial será apresentado nos próximos dias para reverter as projeções, já que para lutar pelos direitos, a entidade também necessita do apoio e contribuição de todos.

Para falar sobre o Encatho & Exprotel, Rui Schürmann concedeu a palavra à diretora de Marketing da entidade, Silviane Schaffrath. Ela apresentou e falou sobre a lista de temas e nomes elencados para compor a programação de palestras do Encatho & Exprotel 2021 que, neste ano, acontece de 19 a 21 de agosto, em Canasvieiras, juntamente com o FesturSC. Ficou definido que, nos próximos dias os associados da ABIH-SC receberão um formulário onde poderão votar e indicar nomes até o final do mês de março.

Para a diretora regional da Serra Catarinense Mariléia Folster Martins, permitir que o associado participe do processo de validação e escolha dos nomes e temas da programação é fundamental, pois além de aproximar, consegue identificar o que realmente está sendo mais importante para ele neste momento.

Quem também pode apresentar alguns dados foi a diretora regional do Vale dos Imigrantes, Ana Lysis. Ela fez um levantamento da atuação das entidades na área do turismo, da situação econômica, da representatividade e de como a ABIH-SC pode se posicionar em conjunto com as demais entidades para fortalecer ainda mais os pleitos em cada região e a nível estadual. Segundo a hoteleira, a região também está sofrendo muito já que seu principal público é o turismo de águas termais e, com o bloqueio das áreas comuns em finais de semana, a situação está cada dia pior.

Antes de encerrar a reunião, quem também se pronunciou foi o diretor Administrativo Financeiro Nery Cardoso e o presidente do Conselho Deliberativo Osmar José Vailatti.

Para Vailatti, as ações e o movimento nas redes é fundamental para impactar governos e também empresários. Já Nery Cardoso reforçou a importância da entidade formatar e protocolar pedidos formais junto ao Governo.

Por fim, o presidente Rui falou dos próximos passos e que, ainda essa semana, um vídeo com o posicionamento da entidade e as principais lutas estará nas redes sociais.

 Siga as redes sociais da ABIH-SC

Instagram | Facebook | YouTube

 

compartilhe:

PUBLICAÇÕES SEMELHANTES