Projeto Vai Turismo balizará propostas de políticas públicas para eleições 2022

Construir uma agenda integrada do setor com políticas públicas consistentes, articulando atores e instituições em todo país, é o objetivo do Projeto Vai Turismo- Rumo ao Futuro, que será apresentado na próxima terça-feira (22), das 14h às 17h, em evento online e gratuito.

Inscreva-se

O webinário de lançamento contará com a participação de quatro especialistas,  que vão compartilhar experiências e visões sobre inovação, sustentabilidade e o futuro do turismo: Sandra Carvão, chefe de Inteligência de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (OMT); Ledys Lopez, assessora da Subsecretaria de Turismo de Medellín; Vitor Leal Pinheiro, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); e Sérgio Guerreiro, diretor coordenador de Gestão do Conhecimento e Inovação do Turismo de Portugal.

O projeto Vai Turismo vai conduzir uma grande consulta pública, capitaneada pelas Federações do Comércio em todos os estados e no Distrito Federal, e pela CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC), para formular propostas de políticas públicas, que posteriormente serão encaminhadas aos candidatos às eleições em 2022 para embasar as estratégias de governo.

O processo participativo vai considerar as diferenças regionais e as contribuições setoriais para elaborar os 27 documentos. As demandas apontadas como prioritárias vão compor a proposta nacional, que será entregue aos presidenciáveis.

Programação

Lançamento Vai Turismo
Data: 22.06
Horário: 14h às 17h

Agenda:
14h Abertura
14h02  José Roberto Tadros – Presidente da CNC
14h05  Alexandre Sampaio – Coordenador do Cetur
14h15 Lançamento do projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro

14h30  O futuro do turismo: o que vem por aí?
Palestrante: Sandra Carvão – Chefe de Inteligência de Mercado e Competitividade da Organização Mundial do Turismo (OMT)

15h10  Case: Destino Turístico Inteligente: Medellín, Colômbia
Palestrante: Ledys Lopes – Assessora da Subsecretaria de Turismo de Medellín

15h50 Turismo Sustentável como vetor de desenvolvimento: a importância das políticas públicas
Palestrante: Vitor Leal Pinheiro – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

16h30 Ecossistema de inovação no turismo: o caso de Portugal
Palestrante: Sérgio Guerreiro – Diretor sênior de Gestão do Conhecimento e Inovação do Turismo de Portugal

Resposta à pandemia

O turismo foi um dos setores que mais sofreu no período agudo da pandemia e ainda amarga prejuízos históricos por conta da prolongada crise econômica e sanitária. Para buscar soluções para este cenário e promover mudanças que impulsionem o segmento, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) inicia uma mobilização para sensibilizar lideranças com o lançamento do projeto Vai Turismo.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o turismo brasileiro já perdeu R$ 355,2 bilhões em receita. Como resultado, o segmento fechou mais de 35 mil estabelecimentos com vínculos empregatícios só em 2020. O saldo negativo corresponde à maior perda anual desde 2016, quando o Brasil ainda sofria os efeitos da recessão, e representa um recuo de 13,9% em relação ao total em 2019. O turismo brasileiro ainda opera bem abaixo da sua capacidade, com apenas 48% da possibilidade mensal de geração de receitas.

Fonte: Fecomercio