Reunião da Amfri define inclusão do turismo no Ensino Fundamental

Pauta de turismo nas escolas será inserida no Ensino Fundamental em 2019

Reunião da Amfri define inclusão do turismo no Ensino Fundamental

Reunião da Amfri define inclusão do turismo no Ensino Fundamental

 

A partir de 2019 a pauta turismo nas escolas será inserida no Ensino Fundamental. A previsão é indicada pelos comitês pedagógicos e de turismo e representantes da  Costa Verde & Mar que acreditam que será possível implantar e implementar um projeto que leva o assunto até as salas de aula. De acordo com o projeto, o público-alvo inicial previsto seriam os cerca de 8 mil estudantes dos 5º anos das escolas municipais de todas as cidades da região.

Para elaboração do projeto oficial, todos os coordenadores pedagógicos das redes municipais de ensino participarão de uma apresentação técnica sobre o turismo regional. Turismólogos do Colegiado de Turismo da Amfri farão a orientação com objetivo de apresentar o conceito, destacar aspectos técnicos, culturais, econômicos, todas as possibilidades turísticas, entre outros temas. A apresentação oficial será realizada na tarde de 11 de setembro, na Amfri. “A partir dessa demonstração de conteúdo é que os gestores educacionais poderão definir como será o planejamento, se será apresentado através de aulas, palestras, atividades didáticas em geral, entre outras vertentes pedagógicas”, afirma Gilmara da Silva, consultora em Educação da Amfri.

Segundo Gilmara, para a realização da proposta a equipe poderá contar com a parceria de empresas, institutos, universidades, órgãos governamentais, entre outras entidades de ambos os setores para garantir que o projeto ganhe continuidade. “Queremos montar uma proposta que seja consolidada, que tenha sempre um monitoramento, atualização e avaliação constante do trabalho a ser realizado”, acrescenta.

O Comitê Gestor de Educação e Turismo da Amfri objetiva desenvolver um programa ainda mais abrangente com metas e ações em médio prazo para que mais estudantes recebam o conteúdo e assim, fazer com que a temática do turismo seja incluída no currículo e no planejamento docente.

Diagnóstico Turismo nas Escolas

Para elaborar o projeto, os comitês pedagógicos e de turismo e representantes da  Costa Verde & Mar realizaram um levantamento detalhado da rede da região. Ao todo foram coletados mais de 1,6 mil questionários em 186 escolas, entre os meses de junho e julho. O nível de confiança foi de 99% e erro amostral é de dois pontos percentuais.

Segundo o levantamento, 95,5% dos educadores acreditam que seja muito importante que o turismo se torne tema em sala de aula. O diagnóstico ainda apontou que 60,6% destes já trabalharam aspectos do turismo em sala de aula e que a iniciativa auxiliaria ainda mais em atividades didáticas já desenvolvidas como estudo de campo, visita a roteiros culturais, históricos, atrativos naturais, entre outros.

A amostra apontou que a maioria, 54% dos professores, nasceu fora de Santa Catarina, porém a grande parte destes (73,1%) vive aqui há mais de 12 anos. O levantamento ainda indicou que entre os atrativos turísticos que os educadores mais conheciam ou teriam visitado, estavam as praias de todas as cidades da região, o parque Beto Carrero em Penha, o Cristo Luz/Unipraias em Balneário Camboriú, a Ilha de Porto Belo, o Mercado Público/Marejada/Volvo OceanRace e Morro da Cruz de Itajaí, entre outros.

 

Fonte: Revista TradeTur