FCC divulga resultado de pesquisa sobre patrimônio cultural de Urussanga

05 de Dezembro de 2017

FCC divulga resultado de pesquisa sobre patrimônio cultural de Urussanga

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio da Gerência de Pesquisa e Tombamento da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, divulga o resultado da pesquisa realizada entre os dias 21 de setembro e 8 de outubro sobre o patrimônio cultural, mais especificamente os bens tombados, do município de Urussanga, no Sul de Santa Catarina. O questionário contou com 213 respostas de pessoas de variadas faixas etárias, sendo a mais representativa entre 26 e 40 anos, que correspondeu a 48% dos participantes.

O objetivo do projeto, do qual a pesquisa faz parte, é lançar um novo olhar sobre o patrimônio cultural catarinense, pensando nos bens tombados a partir de seus conjuntos, na interface dos diferentes elementos que o compõe, nos processos coletivos, que perpassam as características materiais e imateriais da nossa cultura.

O projeto piloto em Urussanga vai promover o estudo específico de preservação de conjunto urbano/arquitetônico através da delimitação de poligonal de entorno dos bens já tombados pelo Governo do Estado. A partir daí será desenvolvido um projeto que subsidie uma normativa clara de intervenção nestas áreas, deixando os processos mais transparentes, e que ao mesmo tempo permita uma proteção patrimonial mais efetiva, que valorize os diversos aspectos representados por tais bens, incrementando, inclusive, a dimensão econômica do patrimônio cultural.

http://www.sol.sc.gov.br/index.php/noticias/4014-fcc-divulga-resultado-de-pesquisa-sobre-patrimonio-cultural-de-urussanga