MTur revela propostas para aumentar fluxo de norte-americanos ao Brasil

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, se reuniu nesta quarta-feira (05) com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, para apresentar propostas a fim de aumentar no número de turistas norte-americanos no Brasil. Entre elas, a liberação da entrada no país apenas com a carteira de habilitação, a solução de entraves para melhorar a circulação de cruzeiros na costa brasileira, a ampliação de voos diretos e a divulgação de dados sobre a segurança turística nacional.

Durante a conversa, o embaixador dos EUA, Todd Chapman, destacou a retirada de vistos para os norte-americanos. Segundo ele, a medida aumentou o interesse desses turistas em visitar o Brasil, já que eles não costumam ir à países que exigem o documento. Na oportunidade, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, apresentou a intenção do governo brasileiro de permitir a entrada desses turistas no país apenas com a apresentação da carteira de motorista.

A solução de entraves para uma melhor circulação de cruzeiros no litoral brasileiro também foi pauta da reunião. Segundo Gilson, o MTur tem trabalhado para sanar esses impasses. Chapman pontuou, ainda, a necessidade de rever os impostos do segmento. Para ele, os navios não ficam mais tempo no Brasil para não pagar impostos, atracando em outros países.

A segurança turística também foi pauta da reunião entre o ministro e o embaixador americano. Machado Neto destacou que solicitou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública relatórios dos níveis de segurança de alguns destinos brasileiros e afirmou que, assim que tiver retorno da Pasta, irá repassar à Chapman para divulgação nos EUA, como forma de atrair estes visitantes.

Fonte: Mercado e Eventos