MTur lança boletim de informações para ajudar a atrair investidores ao país

Publicação trimestral contém dados e insumos para embasar a tomada de decisão por empreendedores, como ambiente de negócios, empregabilidade e economia nacionais.

O Ministério do Turismo lançou nesta quinta-feira (06.05) a primeira edição do Boletim de Inteligência – Atração de Investimentos em Turismo. O documento será publicado trimestralmente e tem o objetivo de prover insumos a potenciais investidores e empreendedores nacionais e internacionais sobre o mercado brasileiro de turismo. A iniciativa busca proporcionar mais segurança a quem queira implementar novos projetos turísticos no país.

Acesse o boletim AQUI.

O documento traz dados e indicadores sobre ambiente de negócios, como a disponibilidade e a qualidade da força de trabalho; qualidade da infraestrutura e acessibilidade; dimensionamento do mercado turístico brasileiro e investimento estrangeiro direto em turismo. O texto também apresenta a arrecadação federal de impostos e a empregabilidade, abordando informações sobre postos de trabalho, média salarial, fluxo doméstico de passageiros em aeroportos e rodoviárias, distribuição da nova oferta de unidades habitacionais e a Pesquisa de Sondagem Empresarial, elaborada semestralmente pelo MTur.

As informações foram coletadas pela equipe da Coordenação-Geral de Atração de Investimentos, que faz parte da Secretaria Nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões (SNAIC) do Ministério do Turismo, a partir de dados da Receita Federal, de pesquisas do MTur e da HotelInvest, além de ferramentas online do Financial Times, fDi Markets e fDi Benchmark.

“O Boletim de Inteligência – Atração de Investimentos em Turismo é um dos produtos que integram o projeto do Portal de Investimentos do Ministério do Turismo, a ser lançado em breve. O intuito é fornecer informações de difícil obtenção a empreendedores e investidores da cadeia produtiva do turismo, de modo que seja facilitada a intermediação e o desenvolvimento de negócios. Nosso objetivo é identificar entraves e propor estratégias e instrumentos para a sua extinção ou mitigação, além de colaborar na promoção do Brasil como destino de investimentos”, destacou o secretário da SNAIC, Lucas Fiuza.

O diretor do Departamento de Atração de Investimentos da SNAIC, João Daniel Ruettimann, explica que o documento será uma ferramenta importante para a tomada de decisão por grandes investidores que pensam em apostar no país.

“Com o boletim, esperamos que os leitores possam ter uma noção mais apurada do ambiente de negócios do mercado nacional, de seus gargalos e potencialidades, assim como de insights que as empresas de inteligência contratadas não fornecem gratuitamente”, pontuou. “Esperamos que essa série trimestral venha a enriquecer o debate e fornecer ferramentas analíticas que preencham lacunas nos planos de negócios dos investidores e empreendedores da cadeia produtiva de turismo brasileiro”, complementou Ruettimann.

PORTAL DE INVESTIMENTOS – O Portal de Investimentos faz parte da estratégia de transformação digital do governo federal e funciona como um portfólio digital de projetos no setor de turismo e um marketplace, o qual busca aproximar investidores, empreendedores e o poder público.

A ferramenta, que se encontra em fase de teste e em vias de lançamento, pretende ser, além de um portal de informações, uma vitrine na qual os destinos turísticos brasileiros possam divulgar suas ações de atração de investimentos. Por meio do site, empreendedores de todo o Brasil poderão disponibilizar, em tempo real, informações sobre oportunidades de negócios em seu destino turístico, com localização georreferenciada.

O uso da plataforma será gratuito. Para se cadastrar, basta entrar no site, clicar em “Acesse”, no canto superior direito, e preencher o registro de empreendedor ou investidor, dependendo do interesse. Após essa etapa, já será possível acompanhar o cadastramento de projetos.

Fonte: Mtur