Ministério do Turismo participa de reunião da OMT

 

O secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, participou nesta quarta-feira (23), em San Sebastián, na Espanha, da solenidade de abertura da 108ª Sessão do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT). O chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Rafael Luisi, também integra delegação brasileira. O evento vai até sexta-feira (25). Um dos temas da reunião do conselho será “Turismo e transformação digital” e os projetos estratégicos previstos pela Secretaria para abordar essa questão.

Alberto Alves destacou a importância de o turismo brasileiro marcar presença na reunião do Conselho Executivo da OMT. “Garantir a presença do Brasil em uma reunião do órgão máximo do turismo mundial é fundamental para que possamos colocar o país a par das grandes decisões do setor e contribuir para que as discussões que acontecem no cenário mundial sejam trazidas também para o cenário nacional”, disse.

A Organização Mundial do Turismo conta com 159 membros efetivos e é presidida pelo representante da República da Geórgia, Zurab Pololikashvili. O Conselho Executivo é composto por 34 membros e se reúne pelo menos duas vezes por ano. O mandato dos membros eleitos é de quatro anos e as eleições para renovação de metade dos conselheiros são realizadas a cada dois anos. O Brasil ocupará, em mandato compartilhado com o Uruguai, uma das vagas do conselho no período de 2020 a 2021.

 

Os conselheiros integram cinco órgãos subsidiários: Comitê para a Revisão de Pedidos de Afiliação; Comissão de Estatística e Conta Satélite do Turismo; Comissão de Turismo e Competitividade; Comitê de Turismo e Sustentabilidade; e Comitê de Programa e Orçamento.

O Ministério do Turismo acompanha ativamente os trabalhos da Organização, tendo atuado como membro do órgão decisório durante cinco mandatos. O Brasil é atualmente Vice-Presidente da CAM. Bahamas é o atual presidente e Haiti é o outro vice-presidente, eleitos na 62ª CAM realizada em setembro de 2017, em Chengdu – China. Atualmente, os membros representantes da região das Américas no Conselho Executivo da OMT são: Argentina, Jamaica, Uruguai, Paraguai e México.

 

Fonte: Ministério do Turismo

Leia também: Acordo promove turismo LGBT no Brasil