Hotelaria catarinense reunida em Florianópolis

A hotelaria catarinense esteve reunida nesta quinta-feira (18/11). O Majestic Palace Hotel foi palco do evento que marca as comemorações ao Dia do Hoteleiro em Santa Catarina. Este foi o primeiro evento presencial realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina ABIH-SC desde novembro de 2019.

Com uma saudade acumulada de trocar informações, ideias e realizar contatos de forma presencial, o espaço recebeu cerca de 200 participantes, 19 empresas na rodada de negócios, dezenas de profissionais no Simpósio de Governança e inúmeros outros profissionais da imprensa e convidados especiais.

A programação começou com o discurso do diretor-presidente da ABIH-SC, Rui Schurmann, dando boas vindas e comemorando o momento de retomada. “Este dia é bastante significativo para o turismo de Santa Catarina, não só por nós hoteleiros estarmos reunidos, mas também por estarmos reunidos aqui presencialmente, coisa que não acontecia há bastante tempo”.

Rui Schurmann abih-sc vila do farol

Rui afirma que o maior legado da Covid-19 é o olhar aprofundado nos negócios. “A pandemia nos fez olhar para os nossos negócios, nos fez enxergar onde poderíamos melhorar, o que precisávamos mudar e, principalmente, qual caminho seguir. Ela acabou nos dando a oportunidade de pensar novamente o nosso negócio e olhar com olhos diferentes para dentro das nossas empresas. Este é o “legado” (se podemos chamar assim) que a pandemia está nos deixando”. O presidente conclui seu discurso com a positividade que todos tanto aguardam. “O ano de 2022 será o ano da retomada, o ano da volta dos empregos em nosso setor e de pessoas sedentas por viajar, ou seja, o melhor ano em nossos negócios. Eu acredito nisso!”, enfatizou Rui.

Na sequência, Conrado Adolpho, um dos maiores empreendedores do Brasil e palestrante internacional, autor livro IJumper e do livro e Metódo 8Ps do Marketing, o best seller sobre empreendedorismo mais vendido do país, encantou o público presente, dando uma verdadeira aula de vendas e indicadores de performance para os meios de hospedagem.

Com a palestra “Como dobrar as vendas diretas usando estratégias online”, Conrado trouxe exemplos reais de empreendimentos hoteleiros que conseguiram ampliar suas vendas diretas com estratégias digitais, scripts de venda e monitoramento de indicadores de performance para um avanço constante. O palestrante deu o caminho para os hoteleiros impulsionarem as vendas e lotarem seus hotéis através de canais diretos.

Após adquirir um grande volume de conhecimento de como vender mais e melhor, os participantes prestigiaram as homenagens aos profissionais e empresários que colaboraram com o desenvolvimento de turismo e hotelaria em Santa Catarina.

O momento foi conduzido pelo ex-presidente da ABH-SC e atual presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Osmar José Vailatti. Ele iniciou com um discurso cheio de emoção e positividade. “Este é um momento para valorizar pessoas e momentos. Momentos como este servem para externar nossos sentimentos. Devemos ser mais solidários, mais humanos e mais generosos. Ter o gesto da gratidão”.

Convocou todos a também unir forças para aproveitar esta retomada. “Devemos nos unir e trabalhar com força para recomeçar. Estamos esperançosos. Certamente vamos conviver com bons momentos no final deste ano e em toda temporada de verão. A esperança será nosso guia, como bússola a guiar nossos passos”, afirmou Vailatti

Ele também reforçou a importância do Encatho e Exprotel no cenário nacional, “certamente podemos dizer com muita convicção, não existe nenhum outro evento maior ou melhor do que nosso Encatho e Exprotel. Ele é único”. Finalizou seu discurso com a história de um poeta espanhol, sinalizando aos presentes que cada um deve lutar eternamente diante de qualquer adversidade. “…eu sou alguém por quem vale a pena lutar. Viva a ABIH de Santa Catarina”, conclui ele.

Dando sequência a programação, iniciaram as homenagens. Em virtude da impossibilidade de realizar eventos em 2020, as placas ao Destaque feminino, masculino e fornecedor da edição 2020 foram entregues durante este evento.

A honraria Maria Helena Petry Makovieck edição 2020 foi concedida para Linda Locatelli Ferronato, Sócia-fundadora do Center Hotel desde 1953, ela completou 95 anos comemorando o pioneirismo no segmento, já que abriu o hotel quando não havia nenhum fluxo turístico em Xanxerê. Sua filha, Rita Ferronato Poyer, foi quem a representou.

Já Anita Pires foi a homenageada da edição 2021 do prêmio Maria Helena, reconhecendo os relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria em Santa Catarina. Educadora social e empresária, Anita Pires tem especialização em Ciências Políticas na FIAP, com formação em Paris, na França e uma trajetória dedicada a inclusão social e ao desenvolvimento local. Impedida de comparecer, a homenageada receberá em mãos daquela que dá nome à condecoração, Maria Helena Petry Makovieck.

Os dois homenageados com a honraria João Eduardo Amaral Moritz são Rubens Régis e Adriano Palma. Rubens tem mais de 65 anos dedicados ao turismo. Desde 1976 quando iniciou na Varig até o atual cargo de Diretor Comercial do Costão do Santinho, o profissional é incansável em atrair os olhos do mundo para as belezas turísticas do Brasil. Para representá-lo, Natália Benecioto.

O homenageado da edição 2021, Adriano Palma, é CEO do Faial Prime Suites. Sua trajetória, marcada pelo foco e determinação, permitiu que tivesse uma gestão assertiva e diferenciada mesmo diante das dificuldades que a pandemia impôs ao setor hoteleiro. Adriano Palma recebeu o Prêmio Travellers’ Choice em 2021 e 2020, o Tripadvisor, que colocou o Faial entre os melhores hotéis do mundo, e o Traveller Review Awards 2021, do Booking.com, que reconhece os hotéis com as melhores notas, na opinião dos viajantes e, a poucos dias foi nomeado Personalidade de Vendas da ADVB/SC. Hoje é também o homenageado pelos seu importante trabalho no turismo e hotelaria.

O troféu fornecedor do ano 2020 foi para Antônio Ramos, responsável pelas marcas Tomberlin e Maxes Cadeiras, que são referência em mobiliário para eventos na América do Sul. Antônio Ramos acumula mais de 30 anos de experiência em gestão e produção industrial, além de mais de uma década apoiando e participando dos eventos e ações da ABIH-SC. Leonardo Sugamosto, gerente comercial da Tomberlin foi seu representante.

Mauro Carvalho de Oliveira da Realgem’s foi o fornecedor homenageado da edição 2021. O empresário dedica-se ao setor de cosméticos, com a implementação de produtos diferenciados ao setor de hotelaria. Em permanente evolução, a Realgem’s foi reconhecida como um importante fornecedor e grande apoiador da ABIH-SC.

Quem conhece Osmar Vailatti sabe que reconhecer publicamente o trabalho, dedicação e parceria de pessoas com as quais convive é uma de suas virtudes. Para encerrar com chave de ouro uma gestão que deu mais visibilidade nacional à entidade, integrou de forma completa as diretorias regionais e retomou a realização do maior encontro de hoteleiros do sul do país, Vailatti entregou, algumas homenagens, como forma de agradecer a parceria nos últimos quatro anos (2017-2020) em que esteve presidindo a ABIH-SC. São eles:

Presidente da Santur Renê Ernesto Meneses Nunes, representado pelo diretor administrativo financeiro Carlos Schmitd

Presidente da Fecomércio Luiz Carlos Bohn, representado pelo superintendente Renato Barcellos

Sandra Regina Casarotto Lindorfer, Gerente do Núcleo Administrativo e Financeiro do Sesc/Senac

Diretor Superintendente do Sebrae-SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, representado pelo Diretor de Administração e Finanças do Anacleto Angelo Ortigara.

Osmar Vailatti finaliza as homenagens agradecendo a toda sua diretoria executiva e colaboradoras que fizeram parte da sua gestão, Juliana Bossi Castro, Josiane Castilhos, Vânia Monteiro, Deverson Pereira, Henrique Baião, Marcos Hardt e Douglas Serra.

Quem tanto fez pela entidade nos últimos anos também merece reconhecimento pelo seu trabalho. Osmar José Vailatti recebeu uma placa pela brilhante gestão realizada, especialmente no último mandato, quando em meio a pandemia, soube coordenar e sempre com uma mensagem de fé e esperança, unir hoteleiros, defender os interesses da categoria e bem representar nosso Estado em ações de nível nacional.

Outro homenageado da noite foi o ex-presidente e atual conselheiro da ABIH-SC, Luiz Carlos Nunes. Sua dedicação à hotelaria é antiga e seus resultados benéficos até hoje para o desenvolvimento da hotelaria em todo país. Luiz Carlos foi o único catarinense até hoje a assumir o cargo de presidente da ABIH Nacional. Sua atuação foi tão destacada que recebeu o Troféu Catavento em 2003 como Personalidade do Ano. Hoje, mais de 30 anos depois de assumir seu primeiro cargo na ABIH-SC, Luiz Carlos recebe esta justa homenagem.

Por fim, a homenagem a governanta Carla Correa, membro do Comitê de Governança de Florianópolis, pelo gestão de pessoas imposta no Jurerê Beach Village, que resultou como modelo de melhor clima organizacional no grupo Habitasul, recebendo tbm o reconhecimento da ABIH-SC pelo brilhante papel desempenhado. Carla trabalha na área hoteleira a mais de 20 anos como governanta executiva e, há 10 anos né consultora na área do empreendimento localizado em Jurerê Internacional.

LANÇAMENTO DA PROTEÇÃO HÓSPEDE

A programação seguiu com a formalização da parceria entre a ABIH-SC e a BenLife4Guest e o lançamento oficial do benefício de proteção ao hóspede. Os associados da ABIH-SC terão isenção de cobrança pelos próximos três meses, garantindo proteção aos seus hóspedes sem interferir em qualquer custo adicional.

Nilo Santiago, CEO da BenLife4You fez uso da palavra falando sobre todas as vantagens. “O produto é único no país nesta modalidade e foi criado justamente ao observar os números do mercado nacional quando o assunto é a saúde do hóspede. Dados mostram que apenas 22% das pessoas no Brasil têm plano de saúde, mas menos de 10% tem cobertura nacional. Outro dado que envolve diretamente a experiência do hóspede em um destino, seja a lazer ou a trabalho, é a saúde. Muitas viagens acabam sendo frustrantes por diversos motivos como gastroenterites, lesões em trilhas, insolação, queimaduras por água-viva, afogamentos, problemas respiratórios infantis, entre outros. O melhor de tudo isso é que 95% desses “acidentes” são recuperáveis e a viagem pode prosseguir normalmente”, reforçou ele.

Para saber mais sobre a parceria e como seu empreendimento pode se beneficiar com esta cobertura, basta acessar benlife4guest.com.br

LANÇAMENTO ENCATHO & EXPROTEL 2022

A 33ª edição do maior encontro de hoteleiros no sul do país, o Encatho & Exprotel também fez parte das ações do Dia do Hoteleiro. Ana Lavratti conduziu a apresentação das peças publicitárias que, a partir de agora, serão utilizadas para divulgar o evento.

Com a proposta de unir Mercado e Negócios, o evento acontece de 26 a 28 de julho, no CentroSul, em Florianópolis. A hotelaria catarinense comemora com muito orgulho este anúncio.

Ao apresentar a planta do evento, foi anunciado também o benefício exclusivo para os participantes do evento. “Quem participou da rodada de negócios e fechar contrato da Exprotel até 18 dezembro terá 5% de desconto nos valores anunciados”, enfatizou Juliana Bossi Castro, responsável comercial do evento.

A partir deste momento, a ABIH-SC começa a pensar a programação técnica, a realizar as reuniões de parceria e participar dos principais eventos do setor divulgando as potencialidades. O próximo destino, inclusive é a Conotel, onde Juliana e Josiane Castilhos participam para tratar dos detalhes da realização do 3ª Encontro dos Executivos das ABIH’s como parte da programação do Encatho, atraindo olhares de todos os estados do Brasil.

Antes de iniciar a Rodada de negócios,  vídeos inspiradores das empresas participantes foram projetados no telão de led localizado no hall central do evento, apresentando cada uma das 19 empresas participantes.

Hotelaria catarinense participa da rodada de negócios

Uma seleção de 19 fornecedores pôde fazer networking e realizar bons negócio durante a rodada de negócios que integrou a programação do evento. Os convidados circularam pelo espaço organizado em formato de labirinto, conhecendo os produtos e serviços, tirando dúvidas e apresentando seus lançamentos.

Onix: Há mais de 40 anos inovando para atender hoteleiros exigentes

Do projeto à entrega: Tetra oferece soluções completas para gastronomia

SM Grafik: impressos com detalhes que fazem a diferença

Rentv: tecnologia e modernidade gerando eficiência e conforto

Ecoflex: há 34 anos investindo em inovação

Jolimont: vinhos artesanais genuínos, puros e de qualidade internacional

DormaKaba aposta na retomada do mercado e apresenta novidades no Dia do Hoteleiro

Desbravador lança módulo de gestão de multipropriedade

Busque Seguros: 20 anos aprimorando tendências e tecnologias

BenLife4You: Proteção que seu hóspede precisa

Uniprime Pioneira aposta num mundo financeiro mais justo

Guide 121: Assistência digital com foco na experiência do cliente

Realgem’s: qualidade e respeito ao meio ambiente como premissas de operação

Higiene e Limpeza é com a Quimidrol

TAB Energia: geração de energia renovável

Harus: one stop shop para o setor de hospitalidade

Pikolin: A melhor experiência de descanso

Roi Consultancy: Modernizando o setor comercial

Kronus: soluções em aquecimento de água

Simpósio de Governança comemora os resultados

Um simpósio com a cara da hotelaria catarinense. Assim foi resumido o evento que reuniu dezenas de profissionais da área durante toda a tarde desta quinta-feira. Segundo Kellen Denis, membro do Comitê de Governança e uma das profissionais responsáveis pela organização, o evento buscou abrir espaço para os profissionais locais compartilharem suas experiências e aprenderem com cases que deram certo. “Foi um mix de experiências, vivências e depoimentos”, enfatiza ela.

O evento reuniu governantas, camareiras, chefes de manutenção, coordenadores, gerentes de operação, entre outros. “Um marco este encontro. Mais do que governantas, envolvemos todo o núcleo de operação. Compartilhar para crescer mais, este é o nosso lema. Fazer com que as pessoas mostrem o que está dando certo e cresçam, e a gente cresça junto reduzindo falhas e corrigindo processos para aperfeiçoar constantemente. Isso é bom para quem aprende e melhor ainda para a hotelaria”, enfatiza ela.

Renovação de processos, de política, de visão de trabalho, de equipe. Das dificuldades às oportunidades que a pandemia trouxe para o setor também foram pautas do encontro. “A governança se reinventou 100%. Renovamos todos os protocolos, trabalhamos com bem menos equipe, menos recursos financeiros e profissionais. Tivemos também que entregar muito mais. Mais qualidade, mais produtividade”, reforça Kelly.

Ela relata ainda sobre o aumento de um processo e acredita que tudo que aconteceu em tempo recorde veio realmente para ficar. “Antes existiam apenas três processos: O check-in, o check-out e a arrumação. Agora temos um novo processo o quarto protocolo que é a desinfecção. O que antes ocorria apenas uma vez ao ano, próximo do inverno, agora é uma constante”, afirma Kellen.

A programação acontece em sala paralela contou com Case de sucesso focado em Protocolos de nível hospitalar dentro da hotelaria;  Case de sucesso: Boas práticas que deram muito certo com representante de empreendimento que se reinventaram em meio a pandemia;  Produto químico: Qual o mais recomendado e qual sua importância nesse processo de segurança ao cliente; Lavanderia x enxoval: quais as boas práticas dentro e fora da lavanderia, que protege o enxoval, garante a qualidade e segurança ao cliente; Manutenção: inovação e boas práticas que deram certo nesse processo de pandemia e o case de gestão de equipe da homenageada Carla Correa que conseguiu manter o clima organizacional e a motivação da equipe durante toda pandemia.

FOTO DO SIMPÓSIO

Reunião do Conselho

Em cumprimento ao disposto no Artigo 20 do Estatuto Social, os associados efetivos participaram da Assembleia Geral Ordinária da ABIH-SC Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. A primeira convocação aconteceu às 14h e a segunda às 14h15, com a seguinte pauta: Apresentação do financeiro ABIH-SC e orçamento para o próximo ano; Encatho – apresentação do responsável pela programação e atualização dos valores para comercialização de estandes; Mensalidade e anuidade ABIH-SC; 85 anos ABIH Nacional; Definição da agenda de reuniões do conselho e assuntos gerais de interesse da associação.    Após a reunião, todos se reuniram para a tradicional foto.

Ação Social

Outro destaque que também merece ser mencionado foi a doação de alimentos e enxovais realizados pelos participantes. Cerca de 200kg de alimentos foram arrecadados além da transferência de valores que serão utilizados para adquirir alimentos. A ação já é tradicional no evento e visa manter os empreendimentos próximos à comunidade local. A ABIH-SC em breve divulgará as fotos da entrega dos alimentos nas entidades escolhidas.

O evento encerrou com a entrega de diplomas em reconhecimento à participação dos fornecedores na rodada de negócios e um brinde especial aos hoteleiros e a retomada do turismo.

Fotos: Fabrício – Imagem & Arte