Guias de turismo e excursões ganham regras específicas para retomada gradual das atividades em SC

Para orientar a gradual retomada das atividades turísticas no estado, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou um manual com o detalhamento das regras sanitárias aplicadas aos serviços presenciais de guiamento e excursões turísticas. O material compila resoluções já publicadas e orienta sobre as práticas de proteção adequadas para evitar a disseminação da Covid-19.

A realização desse tipo de serviço foi autorizada pela Portaria 391, da Secretaria do Estado de Saúde (SES), e também detalha as normas de higiene, distanciamento e outras regras que visam preservar a saúde de trabalhadores e visitantes. Os prestadores de serviços dessas atividades também devem observar as normas sanitárias relacionadas a alojamentos, alimentação, atividades esportivas ao ar livre, parques e praças de entretenimento, zoológicos, entre outras.

– A Santur tem trabalhado na elaboração dos guias com recomendações de segurança para diferentes segmentos do turismo para facilitar o acesso às informações, sempre tendo em vista que o mais relevante é preservar a saúde das pessoas. É importante que essas normas sanitárias sejam seguidas para que a retomada do turismo seja viável e avance – enfatiza o presidente da Santur, Mané Ferrari.

+++ Acesse o “Manual com recomendações para guias e excursões”, em Santa Catarina

Coleção

A equipe da Santur está elaborando um conjunto de materiais para auxiliar os segmentos na gradativa retomada do turismo, todos disponíveis em formato digital no site da Agência.

Já foram publicados:

> Manual de Boas Práticas para Meios de Hospedagem;

> Manual de Boas Práticas nos Serviços de Alimentação;

> Guia de Conduta em Atrativos Turísticos;

> Guia para Prática de Atividades ao Ar Livre;

> Guia com Recomendações para Eventos Drive-in;

> Guia com Recomendações para Visitação de Parques e Praças;

> Guia com Recomendações para Zoológicos.

Vale ressaltar que a Santur não incentiva o turismo neste momento de enfrentamento à Covid-19.

Fonte: Santur