Festa Pomerana celebra cultura alemã que ultrapassa gerações, em Pomerode

A alegria, o folclore e as tradições da cidade de Pomerode, conhecida como “A idade mais alemã do Brasil”, são celebrados na 37ª Festa Pomerana, em 12 dias de atrações que envolvem os habitantes da região e turistas, que teve início nesta quarta-feira (14). A edição 2020 da festa tem como tema “Tradição que envolve, cultura que contagia” e destacou, na cerimônia de abertura, as raízes alemãs que ultrapassam as gerações.

Antes da abertura, no início da noite, o desfile tomou conta do município e levou a população às ruas para festejar mais uma edição da festa típica. Para a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico o município conta com uma diversidade de atrativos turísticos para durante todo o ano receber visitantes.

– Pomedore é uma cidade inovadaora e inova em cada edição da Festa Pomerana. Sempre com novas atrações e novos equipamentos, mas o principal segue por aqui: a essência dessa comunicdade, a cultura e a tradição. É isso que o turista vem buscar, é isso que nos alegra e traz uma experiência ainda mais agradável. Além da gastronomia e tudo mais, mas são vocês, as pessoas daqui que fazem a diferença. Que sejam dias alegres, de muita amizade e diversão – disse a presidente da Santur.

A cerimônia contou com a presença do prefeito do município anfitrião, Ercio Kriek e também do cônsul da Alemanha no Brasil, Thomas Schmitt, além de outras autoridades.

Para mais informações sobre a Festa Pomerana, acesse aqui.

A programação
Com encontros de grupos folclóricos, competições, feiras e uma animada programação musical, os festejos acontecem de 15 a 26 de janeiro, na Avenida 21 de Janeiro, no Pavilhão Municipal de Eventos, no centro da cidade. A festa ocorre de segunda a sexta-feira, a partir das 18h e, aos sábados e domingos, a partir das 12h.

Os pratos típicos da culinária alemã também têm destaque na festa que conta com diversas competições entre os foliões, como o chope em metro, disputa de tiro ao alvo, disputa de serrar madeira, além do concurso de Miss da Festa Pomerana. Os ingressos variam entre R$10 e 25, dependendendo do dia da semana. Para quem vai vestido com traje típico, a entrada é gratuita. Na noite de abertura e nos dias 20 e 21, a entrada é gratuita para todos.

Pomerode
Localizada próxima ao litoral, a uma distância de 175 Km de Florianópolis, a 90 km de Balneário Camboriú e a 79 km do Beto Carrero World, Pomerode é vizinha de Blumenau e tem uma população estimada em 34 mil habitantes, conforme dados do IBGE. Devido à localização e fácil acesso, os organizadores esperam que os turistas que veraneiam no Estado visitem a Festa Pomerana e tenham mais uma opção de lazer e diversão no verão de Santa Catarina.

Na feira comercial, industrial e artesanal é possível encontrar produtos diversificados e também os típicos da região, como os artigos de trajes alemães, canecos, tirantes, chapéus, entre outros. As tradicionais cucas, os chocolates e as linguiças, entre outros produtos, também estão disponíveis para os consumidores levarem para casa.

Cultura alemã

O município de Pomerode foi colonizado por imigrantes alemães que estabeleceram-se na região do Vale do Itajaí entre 1860 e 1880, no início da imigração alemã no Brasil. A maior parte desses imigrantes vieram da histórica região da Pomerânia, situada no norte da Alemanha, de onde se origina o nome do município catarinense.

Pelas ruas da cidade, há casas edificadas de acordo com as características da arquitetura germânica enxaimel, que consiste em paredes montadas com hastes de madeira encaixadas entre si. Nos restaurantes, há diferentes opções de comida e bebida alemã, além dos bolos e doces tradicionais.

Fonte: Santur