COEPAD também apresenta produtos de projeto social

Cooperativa vai comercializar artigos feitos nas oficinas da entidade

A COEPAD – Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência é uma cooperativa social que objetiva proporcionar a capacitação e trabalho às pessoas com deficiência intelectual acima de 18 anos, com ênfase na reciclagem de papel, proporcionando a inclusão na sociedade.

O projeto da COEPAD, pioneiro no Brasil no modelo de “cooperativa social”, foi criado pela Lei No. 9867/99. As cooperativas especiais representam a possibilidade de organização social e econômica de pessoas excluídas. Elas têm a especial função básica de atuar com pessoas que estão em um processo de exclusão ou situação de desvantagem.

Durante a feira serão apresentados artigos de papelaria feitos com papel artesanal, como blocos, agendas, cadernos; artigos feitos com tecido ecológico, como bolsas, aventais, panos de prato, entre outros.

Para Silvana Deichmann Zimmermann, Diretora Administrativa-Financeira Voluntária, “participar da 30ª Exprotel significa para a Coepad uma oportunidade ímpar de divulgarmos o nosso trabalho, além de nos estimular a continuar com o desafio de propiciar às pessoas com deficiência a efetiva inclusão social e o seu reconhecimento como cidadãos”.

Oficinas

O trabalho na COEPAD é desenvolvido hoje por 46 deficientes intelectuais em seis Oficinas de Produção: Papel Artesanal, Cartonagem, Estamparia, Corte e Costura e Acabamento Gráfico. Nelas, eles participam ativamente das etapas produtivas e, nas tarefas de maior complexidade e/ou de risco, são auxiliados pelos voluntários, sob a supervisão de coordenadores, voluntários e colaboradores.

O papel artesanal, produzido sem o uso de produtos químicos, resulta na confecção de brindes como agendas, blocos, cadernos. Destaca-se a fabricação do papel-semente que utiliza rúcula, salsa, cravo e boca-de-leão. O papel-semente é inserido em artigos de papelaria (nas Oficinas de Cartonagem) cuja folha poderá ser destacada para plantio das sementes.  A Oficina de Corte e Costura produz sacolas, bolsas e embalagens ecológicas. As outras Oficinas, Acabamento Gráfico e Estamparia, complementam o trabalho.

Considerada de Utilidade Pública Municipal (Lei Nº 9170/01) e Utilidade Pública Estadual (Lei Nº 13.703/06), a COEPAD recebe apoio de instituições parceiras que garantem a aquisição de maquinário e de matéria-prima, cursos de capacitação, e outros projetos sociais que desenvolve. A entidade não recebe subvenções públicas, busca a sustentabilidade financeira por meio da comercialização de seus produtos artesanais e participação em feiras e eventos.                                   

Os recursos captados são investidos na manutenção da sede e nas ações sociais desenvolvidas pela COEPAD e destinadas às pessoas com deficiência.

Serviço:

O que: ENCATHO & EXPROTEL

Quando: 13 a 15 de agosto

Onde: CentroSul – Florianópolis

Quanto: Entrada Gratuita

Informações e Inscrições: www.encatho.com.br | 3222-8492

Realização: ABIH-SC

Divulgação:

Vânia Monteiro e Adriana Bonin – VM Comunicação

(48) 99678-3883 |3093-0933

vania@vmcomunicacao.com.br