08.out.20 | Por: ABIH-SC

CARTA ABERTA Referente: Eleições municipais

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS DE SANTA CATARINA – ABIH-SC é uma entidade sem fins lucrativos, cuja preocupação é o desenvolvimento do Setor Turístico no Estado de Santa Catarina, de modo que, em seus 55 anos de existência, não mediu esforços para impulsionar o turismo e a hotelaria catarinense, unificar pleitos junto ao governo, amparar e defender os legítimos interesses da categoria.
Considerando a proximidade das eleições municipais, e tendo em vista o importante papel dos futuros eleitos (prefeito, vice-prefeito e vereadores) nos Poderes Executivo e Legislativo de cada cidade catarinense, é que a ABIH-SC, manifesta publicamente sua preocupação, e CONCLAMA a todos os seus associados, bem como, a todos os cidadãos catarinenses, a considerarem:
Em todo esse período de existência da entidade, ficou muito evidente, para os seus gestores, a importância de políticas públicas para o desenvolvimento do setor do turismo, independente da esfera de governo (federal, estadual ou municipal).
É preciso considerar que o turismo é o setor econômico que responde por parte significativa da renda de muitos municípios no estado de Santa Catarina.  Neste período de retomada econômica pós pandemia, as cidades precisam investir na sinalização turística atualizada e ou adequada, valorização do patrimônio cultural e arquitetônico, no turismo regional, necessitando de meios de hospedagens, opções de lazer e entretenimento, além de boas condições de acesso, transporte e saneamento básico.
Governos começaram e se encerraram, e muito pouco contribuíram para o setor do turismo, sendo que este representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, mediante o recolhimento de tributos. Fornece emprego para mais de 300.000 cidadãos de forma direta e indireta, além de gerar uma receita mínima de R$ 33 bilhões, levando em conta ocupação hoteleira, visitação à atrativos e realização de feiras e eventos.
Nesse contexto é que surge o propósito da presente carta, no sentido de CONCLAMAR a todos os associados, bem como, a todos os cidadãos catarinenses, a apoiarem candidatos que estejam comprometidos com a causa do turismo e que apresentem propostas concretas em seus respectivos planos de governo.
Todo o poder emana do povo e, somente com a união de nossas forças, é que alcançaremos os nossos objetivos.

Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina

Osmar José Vailatti