ABIH-SC inicia atualização de cadastro para dialogar com prefeitos

ABIH-SC em Ação: Entidade busca fôlego extra para a hotelaria!

Os números comprovam as dificuldades pelas quais toda cadeia produtiva do turismo ainda está passando, em virtude da pandemia. Apesar da vacinação em larga escala dar novas perspectivas para os próximos meses, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC sabe das atuais dificuldades das empresas em manter ativo seus empreendimentos.

Os impactos da pandemia afetaram milhões empresas no Brasil. Muitas fecharam suas portas, outras estão reestruturando seus negócios para conseguir retomar o crescimento. Na hotelaria catarinense, por exemplo, as pesquisas mostram que o maior percentual é de empreendimentos com gestão familiar e, neste momento, estão enfrentando um grande desafio de manter as portas abertas e aumentar sua taxa de ocupação. Para enfrentar o atual momento, é preciso unir forças e contar com apoio do poder público. 

A ABIH-SC segue trabalhando na defesa dos interesses da hotelaria e, através de ações conjuntas com outras entidades, sempre motivados por objetivos comuns, buscam junto aos governos municipais, reduzir impostos, parcelar dívidas e suspender algumas cobranças conforme abaixo identificadas.

1) Abatimento de pelo menos 50% no valor do IPTU e da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos de 2021 e 2022 e parcelamento do IPTU e TCRS de 2021 a ser pago em 12 parcelas a partir de janeiro de 2022 para todas as empresas do setor de turismo, eventos, hospedagem, restaurantes, bares e similares.

2) Suspensão temporária da cobrança do ISS de 2021 a ser pago em 12 parcelas a partir de janeiro de 2022.

3) Refis das dívidas junto ao Município para pagamento em até 60 parcelas mensais a partir de janeiro de 2022.

4) Plano de retomada econômica do setor com ações emergenciais de promoção do destino turístico a partir do segundo semestre de 2021. 

Para que tudo isso seja possível, a ABIH-SC está atualizando o cadastro de seus associados com informações solicitadas pela administração municipal. Para agilizar o processo, a ABIH-SC fará o envio de um formulário que deverá ser preenchido do decorrer da próxima semana.

A entidade segue com iniciativas nas diferentes esferas (municipal, estadual e federal) no sentido de oferecer condições de sobrevivência às milhares de empresas desta categoria e, por conseguinte, às dezenas de milhares de empregos e famílias que dela dependem.

A ABIH-SC estará representada, em cada região turística, pelo seu diretor regional, que no uso de suas atribuições, será o interlocutor nos municípios de cada região turística. Para conhecer os diretores regionais acesse www.abih-sc.com.br/entidade

O diálogo e as reinvindicações com o prefeito da capital, Jean Loureiro, iniciados em março, serão agora realizados em outras regiões. Em Florianópolis, além da ABIH-SC, assim o documento a Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Fohresc, Associação Comercial e Industrial de Florianópolis – Acif, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – FOHB, Floripa Convention & Visitors Bureau e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bars e Similares de Florianópolis.

Atualização de cadastro

O formulário será encaminhado por e-mail na segunda-feira. Mais informações sobre a atualização podem ser obtidas no e-mail abih@abih-sc.com.br ou pelos fones (48) 98843-7711/ 98843-7659.

Fique atento, pois o andamento depende da sua participação!

Siga nossas redes sociais Instagram | Linkedin | Facebook