APP trilhas

Aplicativo para incentivar o ecoturismo mapeia trilhas em Florianópolis

O aplicativo possui treze rotas cadastradas na região. É possível checar informações como duração, dificuldade e pontos de vista durante o trajeto, além de compartilhar a localização em tempo real.

Um aplicativo desenvolvido em Florianópolis ajuda os amantes de trilhas a aproveitar diferentes rotas disponíveis na capital de forma rápida e prática. O aplicativo possui treze rotas cadastradas na região. É possível checar informações como duração, dificuldade e pontos de vista durante o trajeto, além de compartilhar a localização em tempo real.

“Conseguimos identificar a entrada da trilha por causa da foto que tinha no aplicativo. Durante a trilha do Gravatá existe também a Pedra do Urubu, que nós queríamos encontrar para ver a paisagem a partir desse local. No aplicativo existe uma foto 360º que conseguimos utilizar para encontrar o local correto de acesso”, explica Vanessa Leal, usuária do Floripa Hike.

A solução também é utilizada pelo treinador de corrida, Alex Tomé. Ele explica que a ferramenta é útil para diferentes atletas, desde os mais iniciantes até os avançados.

“Para os iniciantes é legal por questão de segurança, porque às vezes se vai treinar em família e é importante saber o que se vai encontrar. Para o pessoal mais avançado é bom, pois se tem alguns dados como altimetria e distâncias, muito importantes na prescrição de treino”, afirma.

O aplicativo fez parte do Programa de Incentivo à Informação, da Prefeitura de Florianópolis, para conseguir fundos nos estágios iniciais de desenvolvimento.

“A gente conseguiu ter toda essa tranquilidade, de trabalhar o produto em si e entender que a gente está tendo um produto de qualidade para a população e para o mercado”, afirma Rafael Cardoso Cunha, CEO do Floripa Hike.

O aplicativo ainda funciona como incentivo ao turismo local, disponibilizando as informações sobre as trilhas em português, inglês e espanhol.

“Através do aplicativo você consegue divulgar mais a cidade e trazer uma informação de qualidade, com respaldo da Prefeitura e da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (Floran) que são parceiras do projeto”, explica Tiago Buss, cofundador do Floripa Hike.

Fonte: G1