Administração hoteleira: dicas para melhorar a sua

Em um país com inúmeros destinos turísticos, oferecer as melhores hospedagens é uma grande aposta. Mas, para que o investimento dê certo, também é essencial fazer uma administração hoteleira eficiente. 

Mas, afinal, o que significa isso na prática? E quais são as outras vantagens envolvidas, além da chance de atrair mais clientes? 

Neste guia completo, você vai descobrir as respostas para essas questões. 

Além disso, também vamos mostrar como a tecnologia pode melhorar o trabalho dos gestores e profissionais da hotelaria e, ao mesmo tempo, ajudar a trabalhar melhor a experiência do hóspede em um mercado que está cada vez mais competitivo.. 

Então, quem deseja fazer a diferença e, com isso, conquistar de vez os clientes, precisa estar atento às soluções de administração e gestão hoteleira. 

Continue a leitura e veja como desenvolver e expandir os seus negócios!

O que é administração hoteleira? 

Você sabia que, só no Brasil, existem 173 redes de hotéis? Isso de acordo com o Raio-x da Hotelaria Brasileira, um estudo feito por duas pesquisadoras e especialistas em negócios voltados a hotéis.

O grande número, sem dúvidas, deixa bem claro que a concorrência é realmente grande e, para a sua marca se destacar, é fundamental estar por dentro de tudo o que envolve a administração hoteleira. 

Para começar, então, nada melhor do que esclarecer o significado do termo em pauta. 

“Administração” significa gerir recursos humanos, materiais e financeiros para que uma determinada empresa tenha os melhores resultados possíveis, sobretudo, ao que envolve a plena satisfação dos clientes. 

Já “hoteleira” é uma palavra que se refere à prática de negócios ligados à rede de hotéis. 

Então, a administração hoteleira trata-se de planejar, organizar, dirigir e controlar todos os recursos que existem dentro de um hotel ou, ainda, de uma rede inteira de hospedagens. 

Isso, por exemplo, conta desde os cuidados com o caixa da empresa (gestão de despesas e investimentos) até a supervisão dos funcionários.

Assim, é possível notar que administrar é uma tarefa ampla, ou seja, que está ligada a muitos aspectos do dia a dia. 

E para não se perder, o melhor é contar com sistemas tecnológicos que somem à gestão. Mas, isso já é assunto para um próximo tópico, continue a leitura e logo você terá mais informações. 

Como fazer uma melhor  administração hoteleira?

É claro que, como em qualquer outra empresa, os hotéis possuem seus donos e diretores. 

Além disso, todo o padrão de marca deve ser seguido à risca, mas respeitando também os costumes e a cultura da região que está alocado, como: estrutura dos ambientes, alternativas de serviços disponíveis, tipo de comunicação visual, padrão de pratos e drinks, entre outras características. Vale ressaltar que mesmo nessas condições, é possível que uma rede tenha aspectos decorativos e de alimentação diferentes em razão dos costumes da região que está alocado. 

Mas, no cotidiano, quem coordena os recursos financeiros, materiais e humanos são os administradores e gerentes de hotel. 

São esses os profissionais responsáveis por gerir os recursos financeiros e fazer com que todos os departamentos (gastronomia, limpeza, segurança, recepção, translado, etc.) funcionem perfeitamente.

O primeiro passo dos gestores, então, é entender como funciona o plano de negócios do hotel. Em seguida, discutir quais são as metas e indicadores de desempenho, isso junto com os diretores e donos da empresa. 

Os próximos cuidados já são o estabelecimento de processos e tarefas que, justamente, resultem nos objetivos gerais dos negócios. Fora isso, claro, é preciso contratar profissionais capacitados para o trabalho. 

Depois, os administradores e gerentes ainda devem acompanhar as atividades, números e dados conquistados dia após dia. 

O acompanhamento de perto permite que qualquer problema que prejudique as metas e, consequentemente, a plena satisfação dos clientes seja corrigido com rapidez. 

Administração hoteleira: por que fazer?

Você se lembra que, lá no começo, falamos que existem quase 200 redes de hotéis espalhadas pelo Brasil afora? 

Diante de tantos concorrentes, se você não fizer uma administração impecável, fica difícil se destacar no mercado e, dessa forma, atrair e fidelizar muito mais clientes. 

Além disso, vale lembrar que de norte a sul, o território brasileiro reserva lindas paisagens para turistas nacionais e internacionais. 

Uma prova de que o nosso país atrai bastante gente é uma pesquisa divulgada pelo governo federal, em 2019. 

De janeiro a dezembro daquele ano, o Brasil teve 97,1 milhões de passageiros percorrendo todos os estados e diversas cidades (um aumento de 1,8% em relação ao mesmo período de 2018).

Agora, imagina atrair nem que seja um pouco desses milhões? Já pode fazer toda a diferença para as metas de faturamento do hotel e, claro, para o maior reconhecimento da marca. 

Aqui cabe uma observação importante: nós usamos os dados de 2019, já que a partir de 2020, o setor da hotelaria sofreu com os impactos da pandemia do coronavírus. 

Você, sem dúvidas, vai se lembrar para sempre dos meses de confinamento e, mais ainda, dos impactos que a crise mundial de saúde causou. 

Mas, agora, é tempo de pensar em um presente e futuro de retomada… A partir de uma boa administração e de excelentes estratégias de marketing, dá para recuperar os meses perdidos. 

E mais do que isso, conquistar inúmeros novos clientes. Falando neles, também tenha sempre em mente que a experiência dessas pessoas depende da excelente gestão. 

Afinal, o gerente sempre sabe quem faz parte do público-alvo do hotel e quais são as necessidades e desejos desses homens e mulheres. 

O próximo passo, então, é observar se toda a estrutura do hotel, os serviços prestados e o atendimento dedicado estão de acordo com o perfil da clientela. 

5 Vantagens de uma boa administração hoteleira

Investir em uma boa gestão hoteleira é vantajoso tanto para a empresa quanto para os hóspedes, como comentamos no parágrafo anterior. 

Não tenha dúvidas de que uma equipe bem organizada, com cronogramas bem definidos e um sistema que funcione corretamente é indispensável para o sucesso da empresa.

Para não ficar nenhuma dúvida mesmo a respeito da importância, elencamos todas as vantagens da administração hoteleira. 

Veja quais são os cinco passos fundamenta

Satisfação do cliente

É válido lembrar sempre que o hotel é parte importante da viagem de uma pessoa, podendo marcar a experiência tanto positiva quanto negativamente. 

Sem contar nos casos em que o objetivo principal da viagem é justamente curtir o hotel, como as viagens de  famílias que escolhem passar o fim de semana em um resort ou em um hotel fazenda.  

Por este motivo, é importante que o hóspede se sinta confortável, com amenidades garantidas  e encontre todos os ambientes do hotel funcionando perfeitamente.

É papel da administração garantir que tudo esteja sempre impecável.

Visão ampla do negócio 

A gestão do hotel feita com excelência também proporciona uma visão melhor dos negócios. 

Os gerentes e administradores acabam por ter total conhecimento de quais são os objetivos e metas possíveis e definidos. 

Além disso, têm consciência de como está o mercado atual para o segmento de hotelaria, ou seja, quais estratégias podem funcionar melhor. 

Mais um ponto aqui é que a administração eficiente leva ao conhecimento detalhado sobre o potencial de cada profissional, do que as equipes são capazes de promover, como funciona cada departamento, etc.

Fidelização de clientes 

Quem, primeiramente, conhece o perfil de seus próprios clientes e os recebe bem, consegue muito mais fidelizações. 

As pessoas acabam por realmente gostar dos ambientes do hotel e do atendimento. Logo, as chances do público voltar e, ainda, indicar o hotel para outros, é bem maior. 

Então, todo foco no cliente é imprescindível!

Otimização de processos

A ótima administração hoteleira, como dissemos, faz com que o gerente tenha ciência de quais são os objetivos e metas da empresa. 

Com isso, já é possível definir os tipos de processos e atividades de uma forma que haja otimização do trabalho e, consequentemente, resultados positivos. 

Um exemplo de otimização: o hotel pode permitir as reservas feitas por canais digitais, como site e apps, ao invés do hóspede precisar ligar ou enviar um e-mail. 

Isso já poupa tempo de trabalho dos funcionários, que podem se dedicar a outras tarefas. Além disso, também melhora a experiência dos hóspedes

Aumento dos lucros

Conseguir fazer a administração hoteleira de forma eficiente também pode aumentar os lucros da empresa. 

Afinal, toda a equipe estará focada na melhora da recepção e de todo o atendimento aos clientes. 

Isso faz com que os hóspedes gostem da experiência e queiram voltar mais vezes. 

Fora o controle do caixa e a observação da gerência que também podem identificar desperdícios de tempo e de dinheiro. 

Todos esses cuidados levam ao aumento dos lucros.  

TOTVS Hospitalidade PMS 

Viu só como a tecnologia pode transformar, para melhor, a rotina de trabalho dos hotéis? A TOTVS possui um sistema de gestão que automatiza toda a operação hoteleira para ajudar no gerenciamento do seu estabelecimento. 

Um dos nossos grandes produtos é o sistema TOTVS Hospitalidade PMS, feito para gestão de hotéis. 

Do check-in ao check-out, você conta com um sistema integrado que funciona em todos os computadores do hotel ou, ainda, da rede hoteleira. 

 Os funcionários conseguem disponibilizar as reservas de hospedagem para os clientes fazerem virtualmente e automatizarem o cálculo dos serviços prestados aos hóspedes. 

Além disso, fazer a gestão de quartos, garantir os processos de check-in, check-out fácil e rapidamente. Também vale destacar que o sistema é 100% na nuvem, assim, as informações do hotel e dos clientes ficam muito bem protegidas. 

Os dados também podem ser acessados a qualquer momento e de todos os computadores do hotel. 

udo por meio de um sistema simples, prático e intuitivo. Conheça agora mesmo o TOTVS Hospitalidade PMS e revolucione a sua operação hoteleira! 

Conclusão 

Neste guia completo, foi possível entender o quanto a administração hoteleira exige trabalho. 

Os administradores e gerentes de hotel precisam focar em organização, disciplina e acompanhamento diário de tudo o que acontece na empresa.

Isso envolve desde o fluxo de caixa até o atendimento prestado pelos demais funcionários. 

Muito além disso, os gestores ainda têm o papel de estabelecer processos, tarefas, verificar dados e números de desempenho em relatórios e, ainda, os feedbacks dos clientes. 

Para tornar tudo isso mais fácil e prático, conte com o sistema de gestão hoteleira da TOTVS! 

Quanto mais processos e atividades forem automatizados, melhor para o ganho de tempo, produtividade e, consequentemente, para o atingimento das metas da empresa. 

Nesse ponto, a tecnologia só tem mesmo a acrescentar e ajudar em toda a operação. Não perca mais tempo e garanta o melhor sistema digital para o seu trabalho!