ABIH-SC completa 53 anos

 

Dia 5 de setembro é um dia muito especial para todos nós que fazemos parte da ABIH-SC. Quero inicialmente agradecer e parabenizar a diretoria da ABIH-SC, gestão 2017/2018, que tem conduzido com muita dedicação, carinho e profissionalismo os destinos desta conceituada entidade, fazendo jus ao nosso slogan – ABIH – A  Serviço da Hotelaria Catarinense. E dizer que estamos perseguindo as metas estabelecidas e conquistando bons resultados.

Quero agradecer todas as pessoas, empresas que estão nos dando apoio nesta caminhada. Os líderes anteriores, os ex-presidentes, e especialmente os hoteleiros, os associados, os apoiadores e os parceiros, que nos fortalecem, nos estimulam e nos motivam.

Parabéns ABIH-SC pelos seus 53 anos de história. Que venham muitos outros!

Osmar José Vailatti
Diretor-presidente

Um pouco da história da ABIH-SC

Em 5 de setembro de 1965, é fundada em Florianópolis a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina. Não há duvidas que aquela união iria desenvolver ainda mais a hotelaria e o turismo em todas as suas manifestações. Unificar pleitos junto ao governo, amparar e defender os legítimos interesses da categoria, uma maior integração dos empresários e a busca de soluções para o desenvolvimento do setor foram e continuam sendo até hoje os principais objetivos da entidade.

No ano em que comemora meio século de atividades, a ABIH-SC, segue trabalhando de forma conjunta com as demais entidades do trade. Continua escrevendo uma história de valiosa contribuição para o progresso e desenvolvimento econômico das regiões turísticas do estado, mostrando a potência da indústria da hospitalidade.

Na década de 60 começa esta história. Primeiro com a luta pela construção da BR 101, visando o incremento do turismo. Já a primeira grande ação de divulgação dos empreendimentos hoteleiros aconteceu no 1º Festival de Gastronomia do Brasil, em São Paulo, projetando Santa Catarina.

Na década de 70 a hotelaria mostrava sua força com a realização da III Convenção Centro-Sul Hoteleira. Com a presença de autoridades nacionais e internacionais do setor; o Estado iniciava uma campanha divulgando as belezas, a gastronomia, a infraestrutura e a variedade de atrativos.

A década de 80 foi marcada pela realização do Encatho e da Exprotel, eventos que permanecem até hoje e são referencia nacional. Outro grande marco do período foi a elaboração de seu primeiro Estatuto o que concedeu autonomia a entidade.

Já na década de 90, o lançamento do 1º Guia de Hotéis de SC e do portal da associação mostravam o inicio de um novo milênio, a necessidade de modernização e capacitação dos meios de hospedagem.

Nos últimos 15 anos o trabalho tem sido intenso com o governo, para que os turistas cheguem a qualquer destino de Santa Catarina, seja por via aérea, pelo mar, ou pelas rodovias. A entidade também segue focada na divulgação dos empreendimentos hoteleiros e das potencialidades dos destinos turísticos, além da defesa dos interesses dos associados.

Há mais de meio século, a ABIH-SC vem impulsionando o turismo e o comércio do Estado por meio de ações que propiciam networking, cursos, workshops, palestras, treinamentos e consultorias para aperfeiçoamento profissional.

Para esta entidade continuar com força é essencial à participação e a união dos envolvidos com o setor.

A ABIH agradece a todos que participaram desta trajetória e convida você, a também fazer parte desta história. Associe-se!

 

QUERO LER O LIVRO DE 50 ANOS DA ABIH-SC

 

DIRETORIA EXECUTIVA

Osmar Vailatti – Diretor-presidente

Guilherme Petry Makowiecky – Diretor Administrativo Financeiro

Deverson L. G. Pereira – Diretor de Controladoria

Marcos Hardt – Diretor de Operações

Lara Perdigão – Relações Públicas e Diretora Executiva

Henrique B. Souto M. Baião – Diretor Jurídico

 

DIRETORIA REGIONAL

Caminho dos Canyons e Encantos do Sul – Pedro A. Agostinelli Zappelini

Caminho dos Príncipes – Paulo Roberto Caputo

Caminhos do Alto Vale – Maria Aparecida

Caminhos da Fronteira e Vale das Águas – Allan Edgard Kreutz

Costa Verde e Mar – Valdirene Melo

Grande Florianópolis – Samuel Rabello Koch

Vale do Contestado – Valdir Della Giustina Junior

Serra Catarinense – Mariléia Folster Martins

Grande Oeste – Carlos Roberto Klaus

Vale Europeu – Tatiana Honczaryk

 

CONSELHO DELIBERATIVO

Samuel Rabello Koch – Presidente

João Eduardo Amaral Moritz – Vice-presidente

Paulo Brito de Freitas – Secretário Geral

Edson Ziolkowski – Conselheiro

Eliane Pinheiro – Conselheiro

Geraldo Linzmeyer – Conselheiro

Luciano Moura Pereira Oliveira – Conselheiro

Luiz Carlos Nunes – Conselheiro

Maria Helena Petry Makowiecky – Conselheiro

Marileia Folster Martins – Conselheiro

Renato Ghisoni – Conselheiro

Rogério Lebarbenchon Silveira – Conselheiro

Rômulo Haberbeck de Oliveira – Conselheiro

Volnei José Koch – Conselheiro

Wilson Luiz Machado Macedo – Conselheiro

 

CONSELHO FISCAL

Eduardo Simas – Conselheiro Fiscal

Ida Locherbach – Conselheiro Fiscal

Douglas da Silva Beltrão – Suplentes Fiscais

Luiz Carlos Gill Nunes – Suplentes Fiscais

Rogerio Bachi – Suplentes Fiscais