ABAV expo

Abav Expo volta a ser itinerante; Ceará recebe edição de 2021

A partir deste ano, a Abav Expo volta a ser itinerante. A feira dá um até logo para São Paulo – que acolheu o evento desde 2013 – e segue rumo ao Ceará. A edição 2021 da principal feira de Turismo do Brasil será em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, entre os dias 6 e 8 de outubro, mas será híbrida. No entanto, a presidente da entidade, Magda Nassar, anunciou que a entidade passará a ter duas edições por ano e, em março, será realizada novamente na capital paulista.

A feira itinerante era um sonho antigo de muita gente do trade. O evento foi assim até 2003, quando se instalou no Rio de Janeiro para ampliar a sua internacionalização e permaneceu por dez anos. A ida para São Paulo ocorreu na gestão de Antonio Azevedo com a proposta de aumentar a profissionalização e o público do evento.

Os relatos de quem viveu este período falam de eventos memoráveis em capitais como Salvador e Brasília. Na época, uma das premissas era divulgar o destino nacionalmente, estimulando o turismo doméstico. O próprio crescimento da feira fez com que a maioria dos centros de convenções do País não comportasse o evento. Por isso ele passou tanto tempo no Rio de Janeiro e em São Paulo.

“Estamos muito otimistas e felizes com este anúncio, pois mostra o que a Abav é capaz. Nós, como todos deste setor, sofremos profundamente neste um ano e meio, mas é uma associação guerreira que nunca deixou de atuar”, destacou Magda Nassar. “Faremos dois grandes eventos. O segundo acontecerá em março em São Paulo, quando vamos realizar o maior evento de Turismo do Brasil e aumentando os números de 2019, quando recebemos 32 mil pessoas”, complementou.

A dirigente destacou a coragem da entidade e do secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, que fez o convite. Ela afirmou que não será uma feira como o mercado está acostumado, uma vez que estão previstas uma série de inovações. “Vamos revolucionar a feira”, afirmou. “Vamos levar o evento para Fortaleza, fazer pontes, conexões e uma imersão profunda dos agentes no destino. Estamos há meses estudando isso. Fortaleza irá respirar Turismo durante uma semana”, garantiu.

O CENTRO DE EVENTOS DO CEARÁ

Moderno, bem localizado e totalmente estruturado, o Centro de Eventos do Ceará está em operações desde o dia 18 de agosto de 2012. Ele tem capacidade máxima para receber mais de 30 mil pessoas ao mesmo tempo e é considerado um equipamento multiuso de 39.600 m² de área, dividido por dois pavilhões com 13.500m² e 36 salas de 350m² cada.

Centro de Eventos do Ceará

São dois pavilhões: Leste e Oeste, que se dividem em 36 salas multiuso de 350m² para 250 pessoas e oito salões modulares de até 4.500m². Juntos, os salões fornecem uma área de 13 mil m² para cada pavilhão, enquanto as 36 salas fornecem uma área total de 12.600m².

As 14 docas para descarregar os produtos de cada evento realizado se integram aos salões que levam o nome de cada pedacinho do litoral cearense, entre Iguapé, Aracati, Jericoacoara, Pecém, Taíba, Mundaú, Almofala e Icapuí.

O Centro de Eventos do Ceará ainda conta com um grande área de circulação, também conhecida como lobby, com sete recepções, ambiente totalmente climatizado e infraestrutura moderna, o que cria a possibilidade de realização de exposições, coquetéis e eventos de pequeno porte.

A Área de Convivência de 6.000 metros quadrados também vira uma oportunidade para a realização de coqueteis e comemorações, embora um projeto para a criação de lojas e praça de alimentação ainda queira sair do papel. O estacionamento, por sua vez, conta com 3.200 vagas, sendo 1.760 delas em local coberto.

Fonte: Mercado & Eventos