4º Fórum DEL Reúne Cases de Cidades Planejadas

O Diretor-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, Sr. Osmar José Vailatti, esteve presente no 4ºFórum de Desenvolvimento Econômico Local (DEL),  realizado pela Facisc na última quarta-feira (22).

O evento

Com o objetivo de pensar e discutir o desenvolvimento das cidades em longo prazo, prefeitos, empresários e lideranças de diversos municípios se reuniram nesta quarta (22) no Fórum de Desenvolvimento Econômico Local (DEL).

Realizado no maior parque multitemático da América Latina, o Beto Carrero World, no município de Penha, o Fórum contou com cerca de 150 participantes vindos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Acre.

Dando as boas vindas a todos, o presidente da Facisc, Jonny Zulauf, destacou o Estado como referência nacional em diversas questões relacionadas à competência e a qualidade. “Temos um Estado que nos orgulha muito em diversas situações e o Del vem para contribuir para e fazer que SC seja um estado ainda melhor”, declarou.

Na oportunidade o presidente apresentou o Programa Voz Única que reúne e informa as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acompanhando o status dos esforços da classe política para atender essas necessidades.

Os donos da casa recepcionaram os convidados com uma apresentação especial do arqueiro Godoy Coelho que alegrou a plateia com um show de pontaria e precisão. Na sequencia também foi apresentado um pouco da história do caubói herói brasileiro, Beto Carrero, que sempre enalteceu a união como algo essencial em toda causa.

Cidade anfitriã, Penha foi apresentada pelo prefeito, Aquiles José Schneider da Costa, que falou sobre o desafio de transformar Penha em um distrito turístico nos próximos anos enaltecendo a importância e as contribuições do parque para o crescimento da cidade e para que Penha seja um destino.

Os representantes da iniciativa privada e do poder público ouviram ainda os cases das cidades de Braço do Norte e Taió. Apresentada pelo prefeito Roberto Marcelino e pelo presidente da Acivale, Roberto Michels, Braço do Norte mostrou entre outros resultados como conseguiu reduzir em 40% os acidentes de trânsito. Taió foi apresentada pelo prefeito Almir Guski que também mostrou como a cidade vem planejando suas ações para os próximos anos.

A programação do Fórum trouxe ainda informações sobre o projeto “Polícia em pequenas comunidades”, a “Rede de vizinhos” e outras inovações utilizadas pela Polícia Militar para ampliar a proteção dos cidadãos e que foram apresentadas no painel sobre segurança, com o comandante geral da Polícia Militar de SC, coronel Araújo Gomes. “O Del tem ações extremamente estruturantes nas pequenas cidades que se destacam com a capacidade de produzir prosperidade paralela a produção de segurança,”,

O evento também contou com a presença do vice-presidente para o Programa Del, Luiz Angelo Fornara, da vice-presidente de turismo, Ciça Müller e do vice-presidente de inovação e tecnologia, Daniel Correia Luz.

O Fórum continua nesta quinta-feira (23) e é uma realização da Facisc e conta com o apoio da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO), Santa Cruz, Bolívia, cujo objetivo é promover o desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas em toda a América Latina.